Estação de São Bento acolhe a Exposição "Cavalo de Ferro"

Cultura e Lazer
Estações
  • Exposição “Cavalo de Ferro”
  • Exposição “Cavalo de Ferro” em São Bento
  • Mostra de cinema - Exposição
  • Da esquerda para a direita: Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço e sua Equipa, Sónia Rodrigues em representação da CP - Comboios de Portugal e Ana Vaz Ribeiro em representação da Infraestruturas de Portugal e IP Património.
  • Exposição “Cavalo de Ferro”

A inauguração acontece no âmbito do Dia Mundial do Cinema, assinalado a 5 de novembro.

No Dia Mundial do Cinema, celebrado a 5 de novembro, foi inaugurada a exposição temporária, intitulada “Cavalo de Ferro”, promovida pelo Município de Melgaço e em parceria com a Infraestruturas de Portugal, na Estação de São Bento, no Porto.

A exposição é composta por cartazes e fotografias de filmes do espólio do Museu de Cinema do Município de Melgaço Jean-Loup Passek, do género Western, revelando o fascínio e o simbolismo do comboio no universo cinematográfico.

Até 30 de novembro, pode visitar a Mostra "Cavalo de Ferro".

𝙎𝙄𝙉𝙊𝙋𝙎𝙀
"Comboio, o cavalo de ferro, uma poderosa força criada pelo homem, um animal sobre carris que se alimenta de lume e cospe fumo. Visualmente é extraordinário, e o seu movimento intenso e seguro, o oscilar rítmico das suas roldanas, o rasto de fumo que deixa para trás, enche cada plano e o sonho e a imaginação do espectador. Desde cedo, o cinema aprendeu a captar o poder do comboio.

No princípio, era o meio de transporte por excelência, mas também estava associado ao género aventureiro, da exploração, do Western. Um desbravador de caminhos, um formador de continentes e de nações, o cavalo de ferro não perdeu o seu encanto quando perdeu importância como meio de transporte. O Western permitiu que sobrevivesse, mas ao mesmo tempo o seu espaço reduzido e a impossibilidade de alteração do trajeto tornaram-se armas para criar suspense e tensão, que os melhores realizadores, exploraram como ninguém. Mas há também uma outra energia, uma de exotismo, de tranquilidade, de descoberta, associada ao comboio.

As despedidas, as partidas e as chegadas, as viagens por percursos distantes. O rumo, o genuíno o discutível. A vida, a alma!"